Dicas e informações sobre casa e
construção

É preciso lixar portas de madeira antes da pintura?

Para pintar portas de madeiras vou fazer aplicação de verniz é necessário lixar a madeira ou pode ser aplicado diretamente na madeira bruta? Quais as vantagens e as desvantagens de você ele chegar antes do verniz?

O ideal é que seja feita a preparação da madeira para receber o verniz para pintura, isto para portas, janelas, entre outras peças de madeira que receberam a superfície de verniz. Essa preparação incluir você lixar para que você possa tirar as imperfeições da madeira e deixar a superfície lisa para receber a pintura. Algumas madeiras já vêm bastante lisas e às vezes é necessário lixar bem pouquinho, mas existem casos em que ela está muito áspera nesse caso é importante que você dedique para deixar a superfície mais lisa possível.

Vantagens de lixar

Como explicado acima a vantagem é exatamente deixar a superfície plana e bastante lisa para receber o verniz, imagine uma porta e uma janela que não tenha sido lixada, além de não ter uma aparência bonita ela poderá apresentar riscos como as famosas ferpas de madeiras que podem machucar uma pessoa.

As portas de madeira já vêm prontas, mas a sua superfície pode ter algumas imperfeições, o que ficaria bastante ruim se aplicasse o verniz em cima. Então a primeira necessidade de deixar as portas de madeiras eu tirar todas as imperfeições e deixar a superfície bastante lisa para que o resultado final seja da melhor qualidade possível.

A ideia de deixar as portas de madeiras é basicamente a mesma ideia de aplicar massa corrida nas paredes, nesse caso quando você reboca a parede ela já está pronta, mas contém muitas imperfeições e por isso aplicamos massa corrida e depois aplica-se a lixa para deixar a parede lisa e com uma qualidade final perfeita para receber a tinta. O princípio para as portas de madeira é basicamente o mesmo.

Também é importante salientar que o verniz terá uma aplicação muito melhor e a superfície vai estar mais uniforme para receber o verniz ou a tinta, dando uma aparência final muito melhor. Portanto a decisão de lixar a porta envolve também os aspectos estéticos e por isso deve ser considerado com certeza.

Desvantagens

Basicamente não há nenhuma desvantagem em lixar a madeira, exceto o tempo que você vai ter que dedicar para fazer o trabalho mais isso é normal e se tratando de construção civil ou reforma de uma casa ou apartamento.

Qual lixa usar

Isto vai depender muito de como está a superfície da madeira, mas geralmente usa uma lixa mais fina, considerando que a madeira já tem a superfície pronta e que precisar é apenas de um ajuste fino para deixá-la lisinha. Se com tudo ela estiver muito áspera ou com muitas imperfeições, talvez deva ser usado uma lixa mais grossa a princípio, mas o acabamento sempre com uma lixa fina.

Verniz ou pintura

Normalmente se aplica verniz, mas algumas pessoas optam por fazer primeiro uma pintura e depois aplicar o verniz em cima. Depende de cada um, se você quiser manter as características originais da madeira, apenas o verniz é suficiente.

A pintura é indicada quando a porta não está com boa aparência ou quando a pessoa quer que todas as portas tenham a mesma aparência, então se aplica uma pintura, geralmente o mais próximo possível da cor da madeira e finalmente aplica-se um verniz para dar o acabamento.

Para saber como fazer a pintura de portas de madeira, acesse esta seleção com vários vídeos sobre o assunto.

Tipos de pinturas de portas

As portas de madeira de uma casa podem receber vários tipos de acabamentos dependendo da necessidade e do gosto de cada um. O mais comum para as portas de madeiras é que elas sejam envernizadas, uma vez que o verniz realça o desenho da madeira e deixa com um acabamento muito bonito. Existem vários tipos de cores de verniz que podem ser aplicados levando cinco aceleração a proposta de pintura da casa como um todo.

A pintura branca é outra alternativa. Você pode pintar as portas de madeira na cor branca e neste caso é uma pintura que vai sobrepor toda a madeira, diferentemente do que faz o verniz. A pintura branca lembra muito as portas de clínicas, mas também pode ser usado em ambientes domésticos. É preciso tomar cuidado para não deixar as portas com cores muito similares a das paredes e de repente ficar tudo muito igual.

Coloridas: em alguns casos pode ocorrer de ter a necessidade de pintar as portas com cores mais vivas, como amarelo, azul, laranja e outros. Não é comum fazer esse tipo de pintura para portas de casas residenciais, mas isto fica a critério de cada pessoa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.