A construção de escadas é um recurso estético e funcional em uma casa de dois ou mais pavimentos, mas pode ser que mesmo em uma casa de apenas um pavimento seja necessário a sua criação e isto poderá ocorrer quando houver desnível da base da casa em relação ao nível da rua, por exemplo.
Em áreas externas as escadas devem ser feitas de alvenaria com concreto, mas em áreas internas é comum as pessoas construírem escadas de madeira que alem de proporcionar a funcionalidade necessária, ela tem o aspecto estético muito bom, sem contar que é resistente e oferece boa durabilidade.
Este vídeo mostra uma escada de eucalipto e também alguns detalhes de como ela foi montada. Um bom exemplo de escada de madeira usando um tronco como base para a sustentação dos degraus.
Este vídeo é uma coletânea de modelos de escadas de madeira com dezenas de exemplos desde as mais simples e fáceis de implementar até os modelos mais sofisticadas e bem elaboradas. Escadas e L, fazendo zig-zag e muitas boas ideias para você fazer a sua escada de madeira em sua casa.
Este vídeo mostra um ideia interessante que é revestir com madeira uma escada de alvenaria já existente. Confesso que é uma bela ideia e que renova a estética do ambiente. Neste caso a escada de alvenaria parecia já existir a algum tempo e foi apenas revestida.
Fazer suas escadas se tornarem objeto de decoração nunca foi tão fácil agora que os jardins interiores cresceram em popularidade! De pedras naturais a terra colorida, há uma série de projetos diferentes que irão adicionar um novo ar e tranquilidade para espaços não antes otimizados, como suas escadas:
Inicialmente, é preciso conhecer suas plantas. Procure manter um padrão de cuidados na hora de plantá-las, investindo em tipos que precisam de cuidados semelhantes. Não misture plantas que precisam de bastante água com plantas que sobrevivem em ambientes secos, por exemplo.
Evite também plantar opções que demandem muita atenção diária. Assim, quando for viajar ou passar um tempo fora de casa, poderá sair sem se preocupar que, quando voltar, algumas delas estarão murchas ou mortas.
Plantar flores também não é uma ideia muito boa para quem quer otimizar os cuidados com o jardim embaixo da escada. Elas costumam durar pouco e podem deixar o jardim feio ao morrer. É importante também saber o tipo de terra favorito de cada uma de suas plantas, apostando em similaridade.
Agora que você já sabe como ter um jardim embaixo da escada, use as dicas acima para criar um espaço diferenciado e bonito, deixando o ambiente com a sua cara e trazendo um novo ar a um espaço que antes parecia sem uso. Boa sorte!
Nem sempre. Há algumas situações onde esse tipo de construção não faz muito sentido, como exemplo, quando há uma pessoa cadeirante na família. Não precisa nem explicar que o fato de ter escadas torna totalmente inviável neste caso. Há também o caso de pessoas idosas que terão mais dificuldades de enfrentar escadas.
Existe também o problema com crianças, já que neste caso exigiria mais atenção dos pais ou de pessoas responsáveis por olhar os pequeninos.
Com certeza sim. Este item não é opcional, se fizer uma escada terá de fazer o corrimão para ajudar as pessoas tanto para subir, bem como para descer.
Depende do projeto da casa. Se é uma construção mais rústica, creio que a madeira seja uma boa alternativa para ajudar na decoração da casa e combinar mais com o perfil dela. Já as casas mais modernas requerem algo mais adequado ao seu estilo e ai neste caso, creio que a alvenaria seria uma boa opção.