A colocação de pisos em uma casa em um processo que faz parte do chamado acabamento e nesta etapa normalmente aplica se também o revestimento nas paredes, especialmente em cômodos como a cozinha, banheiros e lavanderia. É uma das últimas etapas do processo de construção e uma das dúvidas que uma pessoa pode ter é a quantidade de pisos que precisará comprar para colocar em uma casa, ou seja, como calcular a quantidade de piso que será colocado nos cômodos de uma casa?
O cálculo em si é bem simples de fazer. Vamos considerar que você vá colocar um mesmo piso ou porcelanato na casa toda e irá revestir as paredes da cozinha e dois banheiros.
Casa
Para a casa, basta considerar a metragem quadrada da construção e esta informação consta na planta baixa do seu projeto. Ou seja, se a casa tem 150 metros de construção, inicialmente você gastará 150 metros de pisos. Mas cuidado. Observe ainda os fatores abaixo que modificam este valor.
Revestimento cozinha
Para o revestimento o cálculo é diferente, já que neste caso terá de considerar a metragem quadrada de todas as paredes que irão receber o revestimento. Imagine que sua cozinha tenha as medidas de 4 x 4 metros e a altura padrão de 3 metros. Neste caso multiplique: 4 x 4 x 3 = 48 metros quadrados.
Veja que aqui fiz o cálculo bruto, mas é preciso considerar que existem portas e janelas onde obviamente você não vai colocar revestimento. Então neste caso, pode-se subtrair as metragens quadradas das portas e janelas para encontrar a quantidade mais real.
Revestimento banheiro
Aplica-se a mesma lógica da cozinha e multiplica por dois, já que no nosso exemplo estamos falando de dois banheiros.
Agora, veremos que não basta aplicar as regras acima e comprar porcelanatos e revestimentos, pois na prática você gastará bem mais que isso e os motivos estão explicados abaixo.
Igualmente na cozinha, um banheiro também tem portas e janelas, portanto pode ser desconsiderado essas metragens.
Para responder a esta pergunta a primeira coisa que precisamos saber se a colocação do piso será feita de forma de diagonal rua reta, pois isto impacta de forma diferente na quantidade pisos que você irá precisar. Na colocação diagonal usam mais pisos uma vez que há necessidade de fazer muitos cortes e acaba perdendo uma quantidade de peças muito maior do que no caso da colocação reta.
Geralmente os pisos porcelanatos são colocados de forma reta exatamente para evitar cortes. Nas principais lojas de materiais de construção e acabamento, geralmente eles criam pequenos espaços, especialmente banheiros, como a colocação de porcelanatos e revestimentos nas paredes para servir de amostra e inspiração. Você notará que sempre são posicionados desta forma.
Normalmente a recomendação é que você compre em média 10% a mais para casos de colocação de forma reta e até 30% dos casos de diagonal. Neste caso de seus percentuais devem ser aplicados em relação a metragem quadrada da casa ou dos cômodos onde você pretende colocar piso. (Veja aqui a diferença entre metro quadrado e metro linear). Então se sua casa tem 100 metros quadrados e você pretende colocar piso de forma reta, você deveria comprar 110 metros de piso.
Neste caso está incluso a questão do rodapé que pode variar um pouco de casa para casa, dependendo da quantidade de parede que existe na casa. Por isso que os valores acima mostrados são aproximados, pois dependendo do caso você poderia gastar até mais que isso dependendo da quantidade de rodapés o corte de piso que for necessário fazer.
A altura do rodapé poderá determinar também uma quantidade maior ou não de pisos. Geralmente para pisos se usa rodapé de 10 cm de altura, para peças maiores como no caso de porcelanatos é mais comum usar com 15 centímetros. Quanto mais alto o rodapé mais pisos usará.
Outra observação importante sobre o rodapé é que os pisos precisam obviamente serem cortados para este tipo de colocação. Se a altura do rodapé for 15 centímetros e o porcelanato for de 60 centímetros, por exemplo, então dá para fazer 4 rodapés por peça de piso. Se o número não der exato, pode ocorrer de haver mais perda no corte.
A colocação de porcelanato segue basicamente a mesma regra de quantidade de pisos, porém, não é habitual sua colocação em diagonal. Outro detalhe que precisa ser considerado é que normalmente as peças de porcelanato geralmente são maiores, chegando a incríveis 1 metro quadrado cada peça. Isto significa que em ambientes muito pequenos a chance de haver perdas de peças são maiores, uma vez que haverá a necessidade de mais cortes. Então uma boa estratégia é tentar comprar porcelanato cujas medidas se encaixam no espaço disponível sem a necessidade de muitos cortes.
Veja abaixo os tamanhos mais comuns de porcelanato:
Quando é feito a colocação de pisos, revestimentos ou porcelanatos é comum usar os tradicionais separadores que são aquelas pecinhas em formato de cruz que é colocado entre os pisos para determinar a distância entre eles. Há um novo tipo de separador usado para porcelanatos, como pode ser visto na imagem acima. Ele serve não apenas para a distância entre pisos com o também para fazer o alinhamento deles e assim evitar que um fique mais alto do que o outro.
Eu usei na minha casa e confesso que gostei do resultado, pois as peças ficaram muito bem alinhadas. Uma pena que o porcelanato deu problema e está quase todo manchado agora. Terei de trocar tudo, isto a pouco mais de 2 anos de construção. Ainda estou negociando com a loja que me vendeu para ver quem fará a troca, mas com menos de um ano de uso, começou aparecer manchas na sala e agora está na casa toda.
No caso do revestimento não existe rodapé, mas ainda assim você poderá manter também uma média de 10% a 15% a mais em relação a metragem quadrada das paredes, isto acontece porque certamente haverá bastante corte de piso em função das janelas eu outras partes. Quando ocorrem os cortes nem sempre as partes resultantes são aproveitadas é por isso existe um percentual de perda.
Se você for usar vários tipos de revestimentos, como aquelas faixas ou outros detalhes, pode ser que o gasto seja maior, já que haverá mais cortes para fazer tantos ajustes.
Outro ponto importante que você precisa considerar é a questão da sobra de algumas peças para uma eventual necessidade de reposição. Caso você não tenha experiência na área, vale considerar que pisos e revestimentos geralmente saem de linha e depois de 5, 7 ou 10 anos, talvez você não encontre mais aquele mesmo produto para comprar caso precisar fazer a reposição de algumas peças. Assim, historicamente, a maneira mais segura de lidar com esse problema e comprar algumas caixas a mais e deixar guardado como reserva, pois caso haja necessidade de troca, você tem o produto guardado.
Vale ainda considerar que mesmo que você encontre o mesmo porcelanato ou revestimento para comprar, ele será de um lote diferente daquele que você comprou originalmente e normalmente há diferenças de tonalidades entre um lote outro. Desta forma justifica-se muito você deixar algumas peças guardada para reposição.
O correto antes de fazer a compra e conversar com pedreiro para definir estratégia de colocação do piso, o cálculo correto do ambiente onde você pretende colocar e a definição do excedente que você precisa para comprar em relação à metragem quadrada do ambiente.