Aplicação de massa corrida é um processo bastante comum é muito importante em paredes e no teto de casas recém-construídas e que esteja com reboco cru. A finalidade da massa corrida é permitir que a parede fique lisinha, tenha um melhor acabamento e inclusive receba melhor a pintura a ser feita posteriormente.
Para aplicar massa corrida você precisa basicamente de uma espátula e de uma desempenadeira de aço. Com a espátula você retira a massa corrida da lata ou da barrica e coloca na desempenadeira de aço que você usará para espalhar a massa corrida na parede. Evidentemente que nas partes altas da parede e no teto você precisará de cavaletes, andaime ou simplesmente uma escada para você ter acesso a essa parte mais alta da casa.
Itens necessários:
Existem várias formas de você fazer aplicação da massa corrida, se você não tiver muita experiência provavelmente o método mais recomendado seria você colocar a massa na desempenadeira e espalhar pela parede e depois você vir fazendo o retoque com a própria desempenadeira. O objetivo da aplicação da massa corrida é formar uma camada uniforme e lisa, embora depois da aplicação da massa corrida seja necessário você lixar para quê ela fique lisinha.
A massa corrida deve ser aplicada em duas de mãos, sendo a primeira para fazer as correções das imperfeições maiores, depois você lixa e por fim aplica uma segunda mão para fazer as correções menores que ainda ficaram na parede. A última etapa da lixação deve ser feito com o auxílio de uma lâmpada para permitir que você consiga enxergar pequenas imperfeições que às vezes não é possível viver sem o auxílio de luz.
Este vídeo contém várias informações e dicas para quem deseja aprender sobre a aplicação de massa corrida no teto:
Este vídeo é muito e mostra na prática como fazer a aplicação, bem como a habilidade do aplicador.
Sim. É bem mais complicado do que nas paredes devido a posição, mas o procedimento de aplicação é o mesmo e a massa não solta, mas acaba sendo mais incômodo a aplicação e o tempo de rendimento também deve ser menor na maioria dos casos.
Existe também uma maior dificuldade no encontro da parede com o teto, pois é preciso fazer o acabamento ali. Quando a parede tem aquela faixa de gesso até que ajuda, pois assim você faz o acabamento no gesso.
Para paredes muito altas sim, inclusive para poder fazer o teto desses locais. Em casas térreas com pé direito de 3 metros (padrão), não há necessidade, basta uma escadinha. Andaimes em casas assim poderia até atrapalhar.
Até pode ser em alguns casos onde a parede esteja muito uniforme e a aplicação seja muito bem feita. Mas para a maioria dos casos o recomendado é que se faça pelo menos duas aplicações.
O ideal é você aplicar uma demão, lixar e ver como ficou o acabamento. Em alguns casos pode ser que você tenha apenas que fazer algumas correções. Mas como disse, tudo irá depender da qualidade do reboco e também da aplicação de massa que você deu.
Sim isto é perfeitamente possível. Mesmo depois com a parede já tenha sido pintada é possível fazer aplicação de massa corrida nela. O que acontece é que por alguns motivos a pessoa às vezes pinta a parede mesmo sem aplicar massa e como sabemos o resultado nesse caso é de uma parede que apresenta várias imperfeições. A qualquer momento você poderá aplicar a massa corrida e fazer a devida correção da parede e depois fazer uma nova pintura em cima que ficará com uma qualidade excelente.
Sim, isso também é possível. Neste caso, contudo, pelo fato de já existir textura ou grafiato, recomenda-se utilizar a chamada massa niveladora que é uma espécie de massa corrida que você aplica para deixar a parede lisa novamente. Se houver necessidade poderá também optar por remover a textura ou o grafiato, pois existem produtos removedores que tiram esses produtos e deixa ela de volta no reboco. Com isso você pode depois aplicar a massa corrida e fazer o tratamento devido a parede.