O box do banheiro é uma divisão que se cria no banheiro para separar a área de banho do restante do espaço, ou para separar a área molhada da área seca. Isto é necessário para evitar que o banheiro fique todo molhado quando tomar um banho.
Desta forma, ao projetar um banheiro é natural que a área do chuveiro seja posicionada de forma a ser isolada do restante do espaço e então pode-se criar esta divisão formando um quadrado ou uma área retangular destinada apenas ao banho. Dai o nome box.
Os materiais que normalmente são usados para fazer esta divisão são diversos, mas acredito que os mais comuns sejam o vidro, acrílico e a cortina.
Box de acrílico é uma boa alternativa quando não se quer gastar muito para fazer esse fechamento do banheiro. É um box mais simples e, portanto, mais barato.
Apesar de ele ser de acrílico, é necessário que ele tenha a moldura ou as partes externas revestidas por um suporte de alumínio que é o que permite a sua estabilidade.
Tem como vantagem ser mais barato, leve e mais simples. Como desvantagem existe um fato que ele pode quebrar com mais facilidade e também não dá uma aparência as vezes tão bonita ao banheiro.
O box de vidro é o mais indicado e acredito que seja o mais usado também. Normalmente ele é feito com vidro bem grosso e também precisa de um suporte de alumínio, exceto na porta de correr que normalmente ela fica apenas no vidro.
Tem como vantagem o fato de ficar mais bonito, resistente e não quebrar facilmente. Como desvantagem é que ele tem um custo um pouco mais alto e por exigir mais atenção na limpeza.
Blindex é na verdade uma marca de vidro e embora muitas pessoas tenham usado como se fosse um tipo de porta ou um tipo de material para fabricação de portas e janelas. Então, seria mais correto dizer box de vidro, mesmo que o material usado não fosse da marca Blindex.
Outra característica importante do box de banheiro é que em alguns casos ele é feito até uma certa altura apenas, ficando a parte de cima livre, já em outros o box é feito até o teto isolando totalmente a área do chuveiro em relação à área seca do banheiro.
Esta última alternativa é boa quando você não quer que a umidade do chuveiro passe para o outro lado. Contudo o custo será mais elevado porque terá de fazer uma estrutura um pouco maior.
O box de correr é provavelmente o modelo mais usado e ele é composto por duas folhas sendo uma fixa e outra de correr que permite a sua abertura. Esse modelo pode ser de vidro ou de acrílico, este último precisa de uma estrutura de alumínio para se sustentar. O modelo de acrílico pode ter cor branco, fumê, incolor, verde ou outros.
Em muitos casos ele é feito sob medida, isto no caso do uso do vidro que pode ser cortado do tamanho desejado.
O box de abrir não é tão comum como o de correr, talvez seja pelo fato dele exigir maior espaço disponível pois ele funcionará como uma porta comum e o banho tende a ter espaço mais reduzido.
O box de canto é aquele modelo que faz um L e sua indicação é mais comum para banheiros quadrados. Nesse caso, normalmente ele tem duas aberturas, uma para cada lado, permitindo assim uma boa abertura.
Existem casos em que o box não existe e ai uma solução é improvisar um box de cortina. Não é a melhor alternativa, mas pode funcionar. Normalmente é necessário um varão daqueles modelos que permitem a expansão para servir de base para a colocação da cortina. O material da cortina pode ser vinil, polietileno, poliéster ou até de EVA.
A limpeza do box é de extrema importância, pois com uso diário no chuveiro é comum acumular sujeira, mancha de sabão, dentre outros. Os materiais e a forma de fazer a limpeza irá depender muito do material que foi utilizado para a confecção dele.
O vidro, provavelmente é o mais difícil de limpar uma vez que ele mancha e acaba aparecendo mais a sujeira.