A escolha do tipo de telhado para uma casa é uma etapa de grande importância pois esta escolha será determinante no tempo de execução do mesmo, no uso de materiais ou até de encomenda de alguns deles em função da não disponibilidade.
Antigamente o uso de telhado aparente era muito mais comum, com as telhas de barro sobressaindo muito em relação a outros modelos. Contudo, atualmente o uso de telhados embutidos tem aumentado muito e com isso é natural que apareça a pergunta: Qual deles é melhor? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
O telhado aparente é o tipo de telhado onde as telhas ficam aparente e pode ser vista como um todo ou pelo menos em partes. É o mais tradicional e muito usado aqui no Brasil. Já o embutido é aquele onde as platibandas escondem o telhado e assim ele pode ser feito inclusive com materiais mais simples. Mostrei abaixo algumas vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de telhados.
As vantagens do telhado aparente é que normalmente usa-se telha de barro que são baratas e oferece conforto término e boa aparência para o telhado. Se a pessoa quiser gastar um pouco mais poderá usar telha de concreto ou telha branca com resultado de acabamento melhor.
Como desvantagem está provavelmente o custo de construção dele. Normalmente ele fica mais caro pois usa muita madeira, demanda mais tempo de carpinteiro, pedreiros e outros profissionais, bem como o próprio custo da telha em casos de telhas mais nobres.
Existem ainda o fato da telha de barro quebrar com mais facilidade e em caso de chuva com ventos fortes, poderá ocorrer vazamento.
De forma resumida
Vantagens
Desvantagens
A vantagem deste tipo de telhado é que ele está mais alinhado ao processo moderno de construção e quando bem feito, permite um resultado estético diferenciado. Também conta a favor o custo para desenvolvimento dele, já quem salvo algumas situações, ele tende a ser bem mais em conta já que usa pouca madeira, a telha usada pode ser de fibrocimento e o tempo para execução é bem menor.
Como desvantagem existe o fato de ser um telhado mais frágil, especialmente no caso da telha de fibrocimento. Muitas pessoas também não gostam da estética da casa com este tipo de telhado. Minha esposa dizia que a casa ficava parecendo clínica.
É necessário ainda considerar que no caso de telha de fibrocimento o ideal é usar por baixo delas a manta térmica para evitar aquecimento nos dias de sol muito forte.
De forma resumida
Vantagens
Desvantagens
Que tipo de casa deve usar telhado embutido?
Não existe um tipo propriamente dito, mas existem situações onde é mais comum o seu uso. Construções com arquitetura moderna tem-se optado muito por este tipo de telhado. Também há casos de custo, ou seja, quando se deseja reduzir o custo com a construção.
Posso trocar um telhado tradicional por um embutido?
É complicado em termos de projeto e construção. Possível é, mas só um arquiteto seria capaz de dizer caso a caso, pois há vários fatores a serem considerados.
Posso usar telha tradicional em telhado embutido?
Pode sim. Normalmente quem faz o modelo embutido quer economizar nas telhas e ai usa um tipo mais barato, como as de fibrocimento, mas nada impede de usar os modelos cerâmicos ou até de concreto. Há uma excelente alternativa que são as telhas chamadas de "sanduiche", pois são feitas com duas camadas de aço inoxidável e uma camada de isopor no meio. Elas são muito eficientes no controle térmico e acústico.
Se você fosse construir hoje novamente, optaria por qual modelo?
Eu construí duas casa e usei um tipo de telhado em cada uma. Hoje, se eu fosse construir novamente teria de analisar bem o projeto primeiro, mas penso que eu estaria mais propenso a fazer o telhado tradicional. Acho mais bonito e deixa a casa com mais cara de casa.