Uma das coisas que sempre me indignou é o fato de muita gente cortar o asfalto da rua para fazer ligação de água e outras manutenções. Existem casos que é necessário, mas o concerto do asfalto invariavelmente fica ruim e com o tempo a rua começa a ficar toda deformada.
Pois é, recentemente comprei um terreno com a finalidade de construir uma casa e uma das etapas preparatórias para a construção é solicitar a ligação da água e também da energia elétrica. Para a ligação da água é necessário a colocação antecipadamente do padrão ou relógio medidor da água e para a ligação da energia elétrica é necessário a colocação previa do poste padrão.
Como toda a minha inexperiência em construção não considerei o fato de que existe um lado certo e já previsto para a colocação do relógio e do padrão. Inicialmente a ideia era colocar do lado de baixo, mas só depois é que consultei a companhia de água é que fiquei sabendo que o relógio é colocado do lado de cima do terreno. Para entender o que é lado de baixo e de cima, considere a corrente da água na rua quando chove, por exemplo.
Ele deve ser colocado ali, pois a ligação da água está disponível deste lado, o mesmo ocorre com o esgoto.
Eles me informaram que pode ser colocado do lado de baixo como eu gostaria, mas ai seria necessário cortar o asfalto, o que além de péssima ideia já que irá danificar a rua, tem ainda uma taxa adicional a já cobrada para a ligação.
Cortar o asfalto é algo que deve ser evitado ao máximo, pois mesmo que seja feito a correção depois, nunca fica igual e com o tempo, se todo mundo corta, a rua fica horrível. Sou radicalmente contra a ideia de cortar o asfalto da rua.
O que acontece é que quando é feito o loteamento, a empresa já deixa o ponto de coleta do esgoto e é preciso respeitar o local onde ele foi colocado ou fazer o corte do asfalto para criar uma nova ligação, o que não faz muito sentido como já explicado.
Quando você estiver fazendo o projeto para a construção da sua casa precisará considerar isso a fim de definir por exemplo o lado do terreno que você colocaria a entrada da casa, garagem, etc. Minha esposa gostaria que o relógio da água e o poste padrão ficasse do lado oposto à entrada da casa e garagem, mas como o projeto já estava praticamente pronto quando eu soube disso, eles ficarão todos do mesmo lado.
Boa pergunta. Como as companhias de água e esgoto, bem como de fornecimento de energia elétrica não são necessariamente as mesmas para todas as cidades do país, não dá para afirmar que isto é regra. O ideal seria consultar a empresa de água e esgoto da sua cidade, a companhia de luz ou mesmo a incorporadora que fez o projeto do loteamento onde está o seu terreno.
Contudo, acredito que possa ser regra sim, visto que faz algum sentido eles colocarem sempre do lado de cima. Mas o correto é confirmar mesmo e ficar atento a este detalhe, simples, mas importante.
Depois desta experiência, acabei vendendo a casa, comprei outro terreno e fiz uma nova construção. Curiosamente o terreno que comprei ficava no final da rua e ela fazia uma curva e voltava. Neste caso em especial foi ao contrário, ou seja, tanto a ligação da água como da luz ficou do lado de baixo, mas isto porque não era possível eles deixarem do lado de cima. Então, existem sim essas exceções, mas para casos específicos. A regra geral, creio eu ser ainda a mostrada acima.
Tanto é que o poste de luz da minha residência fica grudado com o do vizinho do lado de baixo e na minha rua, apenas na minha casa as ligações são do lado de baixo, o restante segue o padrão.
Deve se considerar que a colocação do poste de luz e do relógio de água é um dos primeiros itens que você faz na construção de uma casa, eles devem ser feitos imediatamente após o terreno ser terraplanado e preparado para construção.
A justificativa para isso é que tanto a água como energia elétrica são de importância fundamental durante todo processo de construção de uma casa e sem ele fica praticamente impossível trabalhar.
Desta forma, uma vez que o terreno esteja terraplanado e devidamente nivelado, é necessário providenciar a colocação do poste padrão de energia e também do relógio da água, solicitar a ligação dos dois serviços e aí sim ter condição de começar a construção da sua obra.