O alicerce é a base de uma casa ou de um prédio qualquer, quando bem feito ele dará não só sustentação mas evitará uma série de problemas na estrutura casa, como parede trincada, problema de esquadro das paredes, entre outros casos. Mas como fazer um alicerce e quais os cuidados que preciso ter antes de iniciar a construção de uma casa?
Para responder às perguntas selecionei pelo menos três vídeos que mostram sobre pontos de vista diferentes algumas dicas importantes para quem está aprendendo ou deseja aperfeiçoar o processo de construção, também serve para proprietários irão construir sua casa e precisam ficar atentos a alguns detalhes.
Este vídeo é sobre o esquadrejamento do terreno, uma etapa importante e que possibilitará o levantamento da casa. Esta etapa terá impacto sobre as paredes, telhados e outras partes da construção.
Este vídeo mostra o processo prático de construção do alicerce, como as colunas e a aplicação dos materiais necessários.
Por último e sob um olhar mais técnico, um vídeo de um curso de fundações da Universidade de Brasília com diversas questões importantes sobre a fundação ou alicerce de uma casa, muro ou prédio qualquer.
O alicerce é a base onde a casa ou o muro será construída. Se uma base for sólida, ela dará sustentação para toda a casa. Uma base problemática poderá transferir esses problemas para a casa, causando trincas, rachaduras, infiltrações e outros problemas.
Lembrando que o alicerce é resultado do cálculo que o engenheiro faz para obra, isto dentro do projeto estrutural. Esse cálculo leva em consideração o tipo do solo, tipo do edifício que vai ser feito, os materiais que serão usados na edificação, dentre outros.
Sim. Por esse motivo é altamente recomendado hoje que ao terminar o alicerce se faça uma boa impermeabilização dele com impermeabilizante a base de concreto ou base asfáltica. Na verdade o bom mesmo seria os dois. Com isso a infiltração que vem do solo não teria como passar e chegar até às paredes da casa.
A impermeabilização do alicerce é uma das etapas mais importantes da construção de uma casa, pois ela é simples e barata de fazer, contudo o benefício que ela traz é imenso. Vale lembrar ainda, que é uma das poucas coisas que não pode ser feito depois que a casa estiver pronta, portanto, é necessário ter muita atenção a esse detalhe na hora de fazer o alicerce.
Creio que o ideal é que o engenheiro faça esta definição, uma vez que cada construção tem suas próprias necessidades. Mas geralmente são usados blocos sólidos, como tijolinho maçico ou blocos de concreto. Além disso, existe as colunas ou brocas que de concreto e aço. Cabe o engenheiro civil calcular o melhor material, bem como a melhor forma de fazer as brocas, colunas e o próprio alicerce.
De certa forma sim. A carga estrutural será muito maior no caso da casa e por isso pode ser que exista sim esta necessidade de fazer um alicerce mais reforçado. Mas dependendo da altura e do tipo do muro, também é necessário fazer uma boa fundação.
De qualquer forma, isto cabe ao engenheiro fazer o cálculo estrutural para definir como o alicerce será feito, o reforço que ele precisará ter em função do edifício que será construído. Normalmente, eles recomendam um alicerce bem reforçado, pelo menos foi assim na minha casa.
É uma prática comum e recomendável perfurar diversos buracos e preencher com concreto e barras de aço para formas as colunas que darão sustentação ao alicerce e consequentemente a casa ou muro. Não existe um padrão, pois dependerá do tipo de solo que você estiver trabalhando. O ideal é que a perfuração ocorra até encontrar uma camada de rocha que sirva de base para a sustentação. Em alguns casos isto vai acontecer com 5 metros, outros 7 metros, outros 10 metros e por ai vai.
Mas tudo isso dependerá muito do tipo de construção que será feito. Atualmente existe algumas construções que se quer fazem essas colunas e fundação. Nesse caso eles fazem o radier, que é basicamente uma placa enorme de concreto e a casa edificada acima. Esse tipo de construção chamado de sistema monolítico e utiliza-se geralmente paredes de isopor. Se você quer conhecer um pouco mais vale a pena dar uma olhada nesses vídeos.