A construção de uma piscina em casa é algo bastante desejoso por parte de muitas pessoas para fins de lazer da família. Em um país quente como o nosso, ter uma piscina em casa não é sinônimo de luxo e sim quase necessidade. Evidentemente que não é fundamental e o custo ainda é o maior empecilho. Maior, mas não o único pois existem situações onde não há espaço para a colocação ou a construção de uma piscina, em outros casos poderá haver também dificuldades técnicas.
Vantagens: A despesa inicial é ligeiramente inferior a outros tipos. No entanto, eles terão que ser substituídos depois de alguns anos ou se forem perfurados. No entanto, a aceitação do empréstimo é menor que as piscinas de fibra de vidro ou concreto. As piscinas de revestimento de vinil não são abrasivas: o material de revestimento de plástico é elegante ao toque.
Manutenção: A manutenção é menor que uma piscina de concreto, mas mais que uma piscina de fibra de vidro. A manutenção adequada demora cerca de 2-3 horas por semana.
Desvantagens: A fabricação varia de acordo com o instalador: O revestimento da piscina de vinil é fabricado em uma fábrica. No entanto, a qualidade da montagem no local depende do instalador. As garantias do revestimento são mínimas:Muitos fabricantes de revestimentos plásticos têm garantias extremamente precárias. Muitas vezes as garantias cobrem apenas as costuras. Facilmente danificado:Se você tiver crianças ou animais em sua piscina,um forro não é certo para você. Forros são facilmente perfurados por animais de estimação e brinquedos. Recursos internos: etapas e assentos são opcionais e têm um custo adicional. A superfície também é escorregadia comparada ao concreto e fibra de vidro. Redução do valor da oferta: Se você planeja vender sua casa e incluir a piscina como um recurso,um revestimento de vinil pode atrapalhá-lo. Se o transatlântico tiver mais de quatro anos, os compradores em potencial provavelmente considerarão que será necessário substituí-lo mais cedo ou mais tarde.
Vantagens:
Desvantagens:
A superfície de gelcoat da concha de piscina de fibra de vidro não tem os grandes poros e cavidades de gesso.
Isso inibe o crescimento de algas e reduz a quantidade de produtos químicos saneantes necessários para manter a piscina.
A superfície do gelcoat das piscinas de fibra de vidro é suave ao toque.
A maioria dos projetos de piscinas de fibra de vidro tem assentos, e todos têm degraus incorporados na concha da piscina.
Piscinas de fibra de vidro são construídas no clima controlado de uma fábrica.
Porque as conchas de piscinas de fibra de vidro são construídas fora do local, a instalação ocorre mais rapidamente de 3 a 6 semanas em média.
Desvantagens
Como as piscinas de fibra de vidro são construídas a partir de um molde, o consumidor é limitado às formas e tamanhos oferecidos pelos vários fabricantes de piscinas de fibra de vidro.
Muitos fabricantes de piscinas de fibra de vidro usam acabamentos coloridos que não correspondem no caso improvável de que um reparo seja necessário.
Nos vídeos abaixo você verá como construir uma piscina de azulejo ou concreto, vinil e fibra que são os modelos prontos. Veja as imagens e as informações de como fazer esta construção em sua casa.
Este vídeo mostra como construir uma piscina de vinil passo a passo e traz muitas informações como a furação do buraco, a parte hidráulica, iluminação da piscina, hidromassagem e demais componentes da piscina, entre outras dicas.
Este vídeo mostra como construir uma piscina de fazendo o uso de um modelo pronto de fibra e apenas preparando o espaço para a colocação dela. O vídeo mostra passo a passo indo do início do processo até a piscina colocada e devidamente pronta para o uso.
Este segundo vídeo mostra a construção de uma piscina de alvenaria que é o tipo mais tradicional de construção, mas que demanda uma estrutura muito bem feita, como você irá perceber nas imagens abaixo.
Há um ditado sobre piscinas que muitos usam, é mais ou menos assim: "Piscina dá duas alegrias: quando você faz e quando manda aterrar". O que muitos alegam é que ela dá muito trabalho para manter e o uso é muito pequeno para justificar o custo e a manutenção. Creio que na prática tudo dependerá de cada pessoa, dos recursos disponíveis e se a pessoa tem mesmo o hábito de usar.
Existe avaliando todas as opções para fazer uma piscina em casa e cheguei a algumas conclusões: Se você tiver procurando uma alternativa mais barata, o vinil é sem dúvida a melhor alternativa. Em comparação com os demais tipos de materiais ficou claro que o custo dela é bem mais baixo.
A piscina de fibra tem o problema de ter tamanhos e modelos padronizados e portanto você tem que seguir o que está ali, mas tem como vantagem de vir pronta e é bem resistente. Então há vantagens, mas é bem mais cara também.
A de azulejo é a mais tradicional e penso que se avaliarmos os vários aspectos ela será sim a melhor em termos de durabilidade, mas precisa ser bem feita para não ter problemas estruturais e o custo também é mais elevado
O tamanho de uma piscina vai depender muito do espaço que você tem, dos recursos financeiros disponíveis, bem como da necessidade. Há vários formatos como piscina quadrada, retangular, oval, formatos diferenciados e irregulares, entre outros. Veja neste link uma enorme variedade de modelos para você se inspirar.
Fonte: https://www.guiadoconstrutor.com.br/blog/rtudo-que-voce-precisa-saber-sobre-piscinas
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega