Uma lareira é um recurso pouco usado em muitas regiões brasileiras e a razão para isso é simples: lareira combina com períodos frios e como o Brasil é um país tropical com muito sol e calor não faz muito sentido construir uma lareira em casa. Mas algumas regiões do país apresentam invernos bem rigorosos, como o que aconteceu em 2013 com muita neve nos estados da região sul do país. Mesmo na região sudeste temos invernos bem frios e uma lareira é uma boa pedida neste caso.
Se você quer construir uma lareira veja abaixo alguns vídeos mostrando como é feito uma lareira convencional, de canto e a lareira elétrica que pode ser usada inclusive em apartamentos.
Este primeiro vídeo mostra como construir uma lareira de alvenaria e algumas dicas importantes como o design dela, bem como dicas importantes de funcionalidades, como controle de fumaça.
Este segundo vídeo apresenta uma ideia bastante inovadora que é a construção de uma lareira em ambientes improváveis, ou seja, onde não foi projeto para esse tipo de construção como no caso de apartamentos, por exemplo. É um conceito de uma lareira elétrica mas com todas as características aparentes e funcionais de uma convencional.
O terceiro vídeo mostra como colocar a mão na massa e começar do zero a construção de uma lareira de canto, mostrando como ele foi criada desde a base até o final com ela já pronta.
Adicionar uma lareira a uma sala costumava envolver um projeto de remodelação complicado, onde parte de uma parede precisaria ser removida para inserir a fornalha e o sistema de ventilação. Um pedreiro também seria chamado para construir a chaminé e a lareira. Todo o projeto pode levar semanas para terminar e custar milhares de dólares.Uma solução muito mais simples e menos dispendiosa seria instalar uma lareira de combustível elétrica ou gel. Uma pequena e acolhedora unidade de esquina só lhe custará algumas centenas de dólares ou menos, dependendo do tipo que você adquirir, e a adição de um tijolo ou pedra falsa é totalmente opcional. Se você não precisa de aquecimento adicional, mas ainda quer uma opção decorativa para o canto, você pode reutilizar materiais para criar a ilusão de uma lareira.
A primeira coisa a decidir é o tipo de lareira. O tamanho da sala será um fator em suas necessidades de aquecimento. Lareiras de combustível de gel normalmente colocam mais calor do que lareiras elétricas. Se a lareira estiver localizada em uma pequena sala em um dos andares superiores de uma casa, uma lareira elétrica pode ser mais que suficiente. Por outro lado, se você está tentando aquecer uma grande sala no porão, uma lareira de combustível gel pode melhor atender às suas necessidades, como este tipo de lareira coloca cerca de duas vezes o calor de um modelo elétrico. Além disso, uma lareira de combustível de gel pode continuar a mantê-lo aquecido no caso de uma queda de energia. Com modelos elétricos, o acesso a uma tomada e os custos de serviços públicos também devem ser considerados.
Se você não quer construir do zero, poderá optar por modelos elétricas e prontas que bastam fazer a instalação no ambiente onde ela será usada. Veja abaixo algumas opções:
Existem 2 tipos de lareira elétricas de embutir:
Algumas lareiras de embutir do mercado
Com o avanço da tecnologia, novos tipos de lareira vão surgindo. As lareiras mais modernas podem ser de vários modelos e feitos de materiais diversos. Alguns desses modelos são:
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega