As reclamações de pedreiros são bem comuns e eu mesmo ouvi bastantes histórias mal sucedidas de pessoas que contratam pedreiro e tiveram dores de cabeça com o não cumprimento de prazos, serviços mal executados e pior ainda casos de pessoas que tiveram problemas de segurança com a equipe do pedreiro. Então fica aquela preocupação de como avaliar um pedreiro antes de contatá-lo e baseando na minha curta experiência e algumas percepções, gostaria de sugerir alguns cuidados para evitar possíveis dores de cabeça no futuro.
Você conhece o pedreiro? Alguém da sua família ou algum amigo conhece? Em alguns casos, como reformas, por exemplo, você coloca essa pessoa dentro da sua casa e com tudo lá dentro, inclusive sua família. Conhecer a pessoa é tão importante como conhecer seu trabalho.
Isto é particularmente mais importante quando se trata de uma reforma em que a pessoa irá trabalhar literalmente dentro da sua casa e provavelmente você não vai ficar o dia inteiro ao redor dele.
Mas se a preocupação com o pedreiro é grande o mesmo deve acontecer com a equipe que trabalha com ele, afinal, você pode estar contratando um ótimo pedreiro e ele poderia ter uma péssima equipe de trabalho, isto tanto no aspecto técnico como no aspecto comportamental. Isto é muito sério e precisa ser bem avaliado.
Não estou afirmando que todos são assim e também reconheço que gente ruim tem em todos os lugares e em todas as profissões, mas aqui nós estamos falando de construção civil e portanto os olhares recaem sobre os profissionais desta área, ok?
Para quem este pedreiro trabalhou é outra importante observação. Converse com esta pessoa e o testemunho dela certamente valerá muito, afinal se o profissional é bom logo os elogios vão aparecer e se ele fez um bom trabalho em um lugar, as chances de isso acontecer com você são grandes.
Conversar com as pessoas para as quais ele trabalhou é sempre um bom caminho. Mas tenha em mente que não se deve tomar por verdade tudo que se ouve, nem tirar conclusões a partir de um único relato.
Temos de levar em conta que cada pessoa acaba tendo uma experiência diferente e se esta experiência foi negativa por alguma razão, não podemos tirar a conclusão que o profissional é ruim só porque alguém não gostou dele.
Por isso minha recomendação é conversar com mais de uma pessoa e assim ficará mais fácil concluir se é um bom profissional ou não.
Finalmente visite algumas casas que ele tenha construído e avalie a qualidade técnica do trabalho dele, afinal de contas uma casa pronta é um portfólio que o profissional carrega, quer seja boa, quer seja ruim.
Uma das melhores referências profissionais que você pode ter é observando as obras que ele já construiu. Assim, visitar uma obra em andamento e outra já terminada te dará uma boa ideia do que esperar deste profissional em termos de resultado final da sua construção ou reforma.
Eu acompanhei a construção de uma casa por um pedreiro que pretendia contratar, já que era na mesma rua e confesso que o trabalho dele ali teve um peso forte na motivação para contratá-lo. Até agora o trabalho que ele vem fazendo é ótimo e valeu a pena ser um pouco criterioso, como exposto acima.
De maneira bastante sucinta, leve em conta os seguintes fatores:
Um detalhe importante que precisa ser levado em consideração é exatamente quem você está contratando e embora não mude muita coisa no aspecto da garantia, direitos e obrigações, contudo há algumas diferenciações importante que precisam ser feitas.
Você pode contratar um pedreiro, uma empreiteira ou uma construtora para fazer a construção da sua casa. Mas qual é a diferença entre eles?