A colocação do piso ou do porcelanato em uma casa é uma tarefa bastante delicada e, exigem cuidados e técnicas corretas para a perfeita colocação e assim evitar desnível e outros problemas causados por uma colocação de piso porcelanato de maneira errada. Contudo é possível fazer o trabalho levando em conta alguns cuidados e algumas dicas úteis alguns profissionais podem ajudar, como acontece nos vídeos abaixo onde vários profissionais da área da construção civil mostram alguns conceitos e aplicação dos porcelanatos o piso cerâmico em uma superfície já com o contrapisos pronto. Veja os vídeos abaixo e aprenda como fazer este trabalho.
Este vídeo mostra como deve ser feito o início da colocação do piso em uma casa, iniciando da entrada para dentro. Mostra também o uso da argamassa ou o cimento cola que é usada para o assentamento do piso. Os cuidados com a aplicação da argamassa, uso do espaçador e a distância entre uma peça do piso e outro.
Assentamento do piso em uma área retangular e a colocação do piso em diagonal que é a forma mais comum para colocação de pisos em áreas internas. Mostra a técnica de iniciar a colocação do piso pelo centro do cômodo e isto ajuda na colocação do piso em diagonal.
Este vídeo fala sobre as juntas secas para porcelanato retificado e mostra algumas orientações de fornecedores e a opinião profissional sobre a melhor forma de fazer o assentamento do porcelanato.
O porcelanato usualmente é colocado em forma reta e não em diagonal. Nada impede de solocá-lo em diagonal, mas acredito que pelo fato de ele ser em sua maioria formado por peças muito grandes, exigiria muitos cortes e porcelanato deve-se evitar este tipo de coisa.
Na minha casa, o pedreiro usou um tipo especial de espaçador para assentar o porcelanato (veja na imagem abaixo), ele é ótimo para nivelar bem as peças e também na uniformidade dos espaços entre as peças. Confesso que o resultado ficou muito bom com o uso dele.
Pisos cerâmicos comuns tem acabamento diferenciado do porcelanato, inclusive quanto ao tipo de borda. O primeiro tem a chamada borda boleada que é uma suavização dela, já o porcelanato tem a chamada borda retificada onde ela é reta. A diferença é que no caso do porcelanato é possível fazer o assentamento com o mínimo de espaço entre uma peça e outra.
Não, nem um pouco. Geralmente este tipo de assentamento é mais comum para pisos comuns, mas com porcelanato o tipo de assentamento é com ele reto mesmo. Talvez seja porque para colocar em diagonal seja necessário fazer muitos cortes e não é muito recomendado cortar porcelanatos.
Acho que depende do piso, do lugar e também de quem olha e avalia. Existem casos em que fica bem interessante, mas em outros não. O tipo do piso, qualidade e também a cor dele são fatores que podem favorecer ou não este tipo de uso.
Se olharmos para o preço creio que não. Acontece que em alguns casos o piso ainda seja muito usado, então não é só o fator econômico, mas tem a questão de gosto, proposta e as vezes o próprio padrão da casa que já foi feita pensando em um padrão mais simples.
Nem sempre. Eu construí duas casas, na primeira coloquei piso comum e na segunda porcelanato. Sabe qual deu problema? O porcelanato. Está quase todo manchado e terei de trocá-lo. Pensa na dor de cabeça de ter de trocar todo o porcelanato de uma casa, isto com apenas dois anos de construção. Então, nem sempre um será melhor que o outro.