Quando construí minha casa a arquiteta projetou a casa com o telhado embutido, ou seja, aquele tipo de cobertura onde o telhado não fica aparente e sim as platibandas. Neste caso a cobertura pode ser feita inclusive com materiais mais simples, uma vez que não ficara visível e portanto dispensa o fator estético.
Normalmente em casos como este a opção pela telha de fibrocimento é bastante comum, uma vez que ela proporciona uma significativa redução de custo se comparado com outros tipos de telhados com telhas de barro ou concreto, por exemplo.
A justificativa para a redução no custo final da cobertura está no fato da telha de fibrocimento ser mais barata e também por usar menos madeira, uma vez que ela é leve e suas dimensões dispensa ripas e outras madeiras necessárias a outros telhados.
Mas este tipo de telhado embora possa custar menos, pode trazer também um problema que é o aquecimento da casa em dias muito quentes. Isto acontece, pois, a telha de fibrocimento absorve muito os raios solares e consequentemente transmite depois para a laje e a casa, ou seja, ela tem pouca resistência térmica.
Importante: Mesmo telhas de barro ou cerâmica também aquecem muito, telhas brancas tende a ser mais eficientes e bloqueiam mais os raios solares.
Então neste caso uma possível solução é a colocação de uma manta térmica de alumínio que deve ser posicionada entre a madeira e a telha. Esta manta que pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, madeireiras ou outras do segmento, tem como principal característica a capacidade de não absorver os raios do sol e consequentemente não transmitir para a casa.
Esta manta é composta por pelo menos duas camadas de alumínio e como sabemos o alumínio é um material que isola o calor, ou seja, não permite que o calor seja transferido através dele.
Ainda não sei, pois me mudei para a casa nova no início do outono e as temperaturas ainda não subiram o bastante para fazer um teste eficaz e assim comparar com outras casas que morei que usavam telhado tradicional com telhas de barro.
Já teve alguns dias com temperaturas altas, alfo em torno de 31 ou próximo de 32 graus e nesses dias o resultado foi tranquilo, ou seja, notei que a casa comportou-se muito bem d ponto de vista de conforto térmico. Contudo, só na primavera ou talvez no próximo verão, quando em alguns dias a temperatura normalmente excede os 35 graus e que poderei comprovar se ela resolve mesmo o problema.
A propaganda diz que ela é eficaz e que pode reduzir em até 5 graus a temperatura se comparado com o mesmo telhado se o seu uso. Espero que sim e faz todo o sentido, uma vez que o alumínio realmente funciona muito bem como isolante térmico.
[Atualização]
Depois de enfrentar dois verões, posso dizer que não temos problemas com aquecimento do telhado. Realmente ela se mostrou eficiente e de fato vale a pena usar com o propósito de isolar o calor. Mas, o problema de calor que tenho em casa é em grande parte hoje das janelas e portas. Portanto creio que seja mesmo eficaz para reduzir a temperatura interna de uma casa.
Se você quiser fazer um teste, coloque duas garrafas de água em exposição no sol, sendo uma delas diretamente exposta ao sol e outra envolvida em um pedaço de papel alumínio. Eu já fiz isto e o resultado é impressionante. Aquela que está exposta aquece muito, enquanto que a outra tem um aquecimento muito menor. Dá para perceber claramente o resultado.
Existem algumas alternativas ao uso da manta términa no controle de temperatura do telhado. Veja algumas opções:
Sim, isto é possível. Contudo você precisará tirar todas as telhas, pois a manta fica entre o madeiramento do telhado e a telha. Se você usar as telhas cerâmicas é mais fácil, já para quem usa as de fibrocimento é mais complicado pois esta telha é parafusada, mas mesmo assim é possível fazer.
Se o telhado é exposto, ou seja, se não há forro a manta vai ficar visível de você colocar. É apenas um problema visual. Uma alternativa seria você fazer um forro de madeirite ou PVC para cobrir a manta. Este tipo de foro e colocado por baixo e não precisa mexer no telhado.
Com certeza vai. A manta é muito eficiente, mas o calor propaga também pelas paredes, portas e janelas e nos dias muito quentes não tem jeito. Mas com certeza você vai usar menos ar condicionado e isto já é algo importante em termos de economia.
O ar condicionado deve ser usado para ajustar a temperatura que você deseja, mas tudo que você puder fazer para minimizar o uso do ar condicionado, irá refletir em menor consumo de energia, uma vez que o consumo deste tipo de aparelho está diretamente associada à temperatura, pois quanto mais alto estiver a temperatura, mais tempo ligado o ar ficará.